VÍRGULA NO LUGAR CERTO

Alcançar e manter a saúde pessoal é ação natural de cada criatura.

À medida que se desenvolve o conhecimento da ciência, maiores e mais apropriados meios vão sendo oportunizados à cura da humanidade.

A amplitude do entendimento científico vai confirmando, dia após dia, a interação mente/corpo, fundamentando que a saúde é uma conquista interior, que se reflete no corpo, externando equilíbrio e bem-estar.

Somos conforme o que acreditamos e damos valor. Tornamo-nos o que pensamos e sustentamos mentalmente, desenvolvendo até a fixação.

Imaginemos uma pessoa que tenha sido resgatada num deserto, depois de ali ter passado dias de intenso sofrimento, horas de angústia, medo, ansiedade, lutando contra a morte.

Apesar de já abrigado em local apropriado, com água, comida, remédio, pessoas dando-lhe atenção, convidando-lhe à alegria, o resgatado passará um tempo mais ou menos longo, sofrendo os padecimentos passados.

A agudeza da experiência e a consequente intensidade das lembranças, dominam-lhe os pensamentos e os sentimentos, não lhe permitindo melhor identificação com a nova e agradável situação de quem está em abrigo seguro, depois de uma dura peleja.

A situação é hipotética, mas o comportamento exemplificado retrata o cotidiano de muitas criaturas, que sofrem ou sofreram reveses físicos e ou morais de grau intenso, afetando-lhe o físico, o emocional, o psicológico.

Apresentam-se dominadas pelas lembranças, julgando-se incapazes de uma ação liberadora do constrangimento que se veem envolvidas.

Será que não seremos capazes de emergir de um profundo estado de transtorno?

Sim, somos inteiramente capazes.

Comecemos por reconhecer que os momentos e as circunstâncias existenciais se sucedem, transformando tudo em passado, apresentando-nos sempre uma nova realidade a cada novo instante de cada novo dia.

Necessariamente não seja uma situação melhor do que a anterior, todavia é um novo contexto. Somos convidados a uma nova experiência modificadora.

As sombras que nos envolvem permanecem, porque as nutrimos sustentadas pelo pensamento.

Experiências passadas não têm como serem simplesmente eliminadas do nosso íntimo.

No entanto, podemos e devemos sobrepô-las com novas e positivas experiências, nos empenhando em trabalhar nossa desidentificação com as ocorrências entristecedoras, firmando as ações renovadoras, identificados à nossa nova maneira de pensar, sentir e agir.

Assim poderemos contar com nossos melhores esforços para nossa renovação.

O futuro é mais bonito do que todos os passados, comenta o notável pensador Teilhard de Chardin.

O futuro melhor é construído no presente.

Helen Keller, sendo surda e cega, poderia ter se acomodado dentro de limites tão estreitos que a existência lhe impunha, no entanto, lutou pela autossuperação impondo-se um futuro exitoso, tornando-se escritora, conferencista e ativista social norte-americana. Foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado, no seu caso em Filosofia.

Nobuyuki Tsujii, pianista e compositor cego, aceitou sua deficiência visual, mas não permitiu que ela ofuscasse seu incrível e precoce talento para a música, que desde os 2 anos de idade já revelava. Tornou-se um compositor e um intérprete excepcional de todos os clássicos, apresentando-se a grandes públicos em todo o mundo.

Ludwig van Beethoven, ícone mundial da música clássica, compôs notáveis sinfonias. A Nona Sinfonia é um dos seus trabalhos mais conhecidos. Quando a compôs ele já estava surdo. Relatam que quando a apresentou por primeira vez, em 1824, conduzindo a sinfonia, ao acabar, não se deu conta, por não ouvir, dos aplausos fervorosos atrás dele.

O passado está em nossa cabeça. O futuro, no entanto, está em nossas mãos. No presente é onde a vida acontece.

A sabedoria ancestral, mas sempre moderna, do príncipe Sidarta Gautama – o Buda -, enriquece nosso momento com suas lições: “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.”

A grande e silenciosa renovação se inicia com nossos novos e saudáveis pensamentos, que mentalmente precisam ser sustentados e persistidos até fixação, configurando nossa nova realidade e nossa identificação com ela.

Ato contínuo, crenças falsas vão sendo substituídas por outras verdadeiras, gerando valores existenciais ricos de substância edificantes, essência de bem-estar.

E, paulatinamente, vamos nos liberando de estados emocionais constritores, pela conquista de novo e desejado estado mental, sentimental e comportamental.

Saúde ou doença, bem ou mal-estar, tudo depende de nós.

Para mudar o curso da vida: atitude!

Alterando uma vírgula, podemos mudar o sentido de uma frase. Do mesmo modo, uma simples atitude pode mudar nossa história.

Quanto a vírgula, uma frase como exemplo: SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Pontuemos a frase com uma vírgula.

– Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER…

– Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM…

Quanto a atitude, um exemplo de coragem:

Malala Yousafzai, morando num território ameaçado pelo regime talibã, esta paquistanesa não se calou perante as injustiças que eram praticadas contra as mulheres de seu país, em especial a proibição de frequentarem a escola.

Com apenas 11 anos de idade, Malala começou a chamar atenção de todo o mundo através de seus textos (mantidos num blog) que narrava a dura realidade dos paquistaneses sob o regime terrorista.

Mesmo sabendo que estava a pôr a sua vida em risco, a jovem nunca se calou ou teve medo das opressões do regime talibã. Em 2012, no entanto, acabou sendo vítima de um atentado. Atingida por 3 tiros, Malala esteve em estado crítico e inconsciente por muitos dias.

Quando se recuperou, a força de vontade de Malala e empenho para denunciar os horrores que seu país estava vivendo se tornou mais intenso.

Considerada a pessoa mais jovem a receber um Nobel da Paz (com apenas 17 anos), Malala é uma “injeção de motivação” para aqueles que estavam desacreditados na Humanidade. Mesmo em meio a tanto sofrimento e desonestidade, existem pessoas fortes, dignas, resilientes e que colocam o amor ao próximo como prioridade em suas vidas.

Do pessimismo ao ânimo renovado, uma simples vírgula dando o sentido esperado:

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido!

Decisão pela saúde. Seja esta frase a “vírgula” que fará toda a diferença em sua vida saudável desde agora, dando-lhe o verdadeiro sentido.

Agir pela saúde. Seja esta frase o ordenamento mental para suas imediatas e constantes atitudes na conquista do seu bem-estar.

Pontuemos a página atual de nossa história pessoal com a vírgula que faça toda a diferença na nossa liberação de estados mentais, sentimentais e comportamentais não mais desejados.

____________

Projeto INOVE – a vida sob um novo prisma

www.projeto-inove.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *