SENHORES DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS

As lagartas seguem o fluxo da vida, até que chega o momento da grande e silenciosa metamorfose, sem as quais não há borboletas.

Na vida da alma humana também há momento de transformação, de metamorfose: é o despertar do sentimento de necessidade de individualidade e autoidentidade.

Quando não mais satisfeito com a falta de horizontes e em desacordo com um mundo pensado e apresentado pelos outros, resolve assumir seus momentos, se fazer presente em cada dia e o experenciar conscientemente, e dar-lhe propósito e novo significado.

E qual borboleta, poder voar para destino de sua escolha.

A ser o construtor do próprio mundo, que tenha a sua participação decisiva, que tenha o seu DNA, com a sua identidade, seu jeito, suas cores, seus sabores, com as pessoas que você gosta, com afazeres prazerosos de uma vida saudável, um trabalho com satisfação, relacionamentos amigáveis e construtivos.

Rubem Alves disse: “Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”

Deixar de caminhar como numa espécie de transe de impotência e dependência geral, apenas mais um numa grande massa que vive o mesmismo dos demais.

Transformar a sua jornada pessoal num foco de capacitação, superação, realização, completude, rumo a alta e poderosa individualidade.

Despertar a consciência de pesado sono; rasgar o véu material que a envolve, e aprender a se conhecer e conhecer as potências de sua alma e a utilizá-las.

Compreender que estar no caminho espiritual significa entender que a fonte de seus problemas e a fonte de seu bem-estar estão dentro de você. A escolha é você quem faz.

A metamorfose começa com uma contraposição intencional ao mundo que outros criaram para nós e à escala de valores que não são os nossos.

Se você não se dá conta que é prisioneiro em algum lugar ou de alguma coisa ou ideia, nunca vai querer escapar dessa prisão.

Isso é o que intenciona aquele ou aquilo que nos distrai a atenção e cobre nossos olhos com véus de encantamentos e ilusões mundanos, que escondem a realidade existencial.

Aqueles, porém, que se decidem a tornar-se os senhores de suas próprias vidas, se recusam a permanecer escravos de seus próprios fantasmas interiores ou de influências externas castradoras.

Reagem à falta de vontade de sair da zona de conforto que os mantém na placidez da letargia, numa acomodação neutralizante.

Reconhecem que a vida não é sobre o que se tem, o que se veste, onde mora ou quem está no seu redor. É sobre a profundidade de sua experiência.

Dão boas-vindas ao amadurecimento psicológico e a segurança comportamental pautada no equilíbrio, na moderação, na prudência, no bem-estar.

Trabalham pela reconstrução ou recriação consciente e planejada da nova personalidade visualizada.

Com seus melhores esforços, lutam por vencer-se e superar seus limites intelecto-morais.

Se põem em harmonia e integração num todo funcional de todas as suas qualidades e funções, as quais passa a conhecer, apreciar e valorizar.

Almejam a autorrealização e se dedicam a essa conquista.

Enfim, de um pigmeu, faz-se gigante.

Da massa sem identidade, se destaca como indivíduo.

Da autoidentidade forma a poderosa individualidade.

Consciência desperta, faz a diferença.

E assim, ao se defrontar com circunstâncias outonais da vida e acabar por perder “folhas”, saberá como manter suas raízes, sem perder de vista a primavera que logo retornará, rica de esperanças, com reverdejante paisagem e novos e mais saborosos frutos.

Sem metamorfoses não há borboletas…

O mundo espera por aqueles que não sejam problemas, mas solução.

Que não reclamam caminhos, abrem avenidas.

Que não sejam tóxicos, distribuem antídotos.

Que não façam guerras, instalem a paz.

Que não se aproveitem do povo, construam harmonia.

Que não proliferem carências, produzam abundância

Que não causem separações, promovam a solidariedade.

Que não provoquem lágrimas, construam fraternidade.

Que não aponte mudanças para o mundo, seja a mudança que deseja para o mundo.

____________

Projeto INOVE – a vida sob novo prisma

 www.projeto-inove.com.br

contato@projeto-inove.com.br

Facebook: @PROJETOINOVI

Linkedin: linkedin.com/company/projeto-inove

Instagram: #projetoinovi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *