O VIR-A-SER É ESSENCIAL NA ESTRUTURAÇÃO DA SAÚDE

Quando observamos um time de basquete jogando, e ele apresenta um bom desempenho, dizemos de imediato: treinaram muito para jogar assim. O mesmo para os outros esportes, para um grupo de dança, para uma performance pessoal exitosa e para tudo o mais.

Ensaio mais ensaio mais ensaio mais capacidade, é igual ao resultado previamente desejado.

Já exemplificamos em outro artigo (O futuro começa hoje, veiculado no Blog www.projeto-inove.com.br), o caso de Michael Jordan, considerado um dos melhores – se não o melhor – jogador de basquete de todos os tempos. Orientado por seu técnico de então, Phil Jackson, Jordan dedicava horas de treino mental, visualizando os arremessos, treinando mentalmente suas ações.

Também, a título de exemplo, falamos de Ayrton Senna, que, sob orientação técnica de Nuno Cobra, se dedicava ao que entre eles chamavam de “visualização criativa”. Senna imaginava-se já em plena ação, no melhor de sua forma física e mental, psicológica, técnica, para conseguir sempre andar no limite, tirando o máximo proveito de si mesmo e do carro.

Visão, ensaio mental e treinamento.

Esse mesmo recurso de programação mental é praticado por Tiger Woods, Tom Brady, Lebron James, Michael Phelps, entre outros.

Isso porque o pensamento comanda todas as coisas. Tudo nasce no mundo mental: falar ou escrever desejando um bom dia à alguém, construir o telescópio espacial Hubble, projetar os carros autônomos (já em teste), escolher a roupa que vai vestir, idealizar missão ao planeta Marte, escovar os dentes.

Dessa maneira, podemos concluir que os nossos pensamentos fizeram de nós o que somos, e os nossos pensamentos farão de nós aquilo que seremos daqui para frente.

Visualização e ensaio mental vem sendo aplicada no trabalho, na sociedade, no comportamento, nas artes, no esporte, na saúde.

Uma visualização correta dos planos que podem ser antecipados pelo pensamento, gerando imagens ideais para a existência.

Por exemplo, quanto a saúde, faz-se psicoterapia edificante para se alcançar o estado desejado, apresentando-se como prática que vem em forte apoio, auxiliando na recuperação, frente aos tratamentos médicos a que estejamos submetidos.

O espaço aqui não nos permite abordagem mais formativa, apenas informativa, porém útil e prática.

Recordemos que nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar – todos comandados pela mente), são nossas janelas de comunicação com o mundo, através das quais nos chegam as informações e conhecimentos.

Aristóteles confirma: Não há nada em nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos.

Consideremos visualização como um antever, com toda a nossa capacidade imaginativa, um resultado ou um estado desejado a ser alcançado no logo mais do tempo, idealizando-o, concebendo-o, inventando-o, criando-o, gerando-o, figurando-o, vendo-o, vivenciando-o, com movimento, com cores, com som, conforme cada caso, sentindo-o (com a sensibilidade objetiva de nossos sentidos) com emoção correspondente ao bem-estar almejado.

Visualizar é ensaiar mentalmente.

Quanto a saúde (para mantê-la ou recuperá-la) visualize (com amplitude e detalhes) o estado desejado, ensaie o estado desejado, veja-se no estado desejado, sinta e vivencie, mental e emocionalmente esse estado, como se já alcançado tivesse sido.

Ali estará você: saudável, alegre, vivaz!

Detalhe esse momento.

Onde você está?

Com quem você está?

É dia ou noite?

Com que roupa você está?

Como você está externando sua alegria?

Você está enaltecendo seu estado de saúde, como?

Sinta a temperatura agradável, o aroma que você tanto gosta.

Ouça as vozes que fazem tanto bem a você, a música que você gosta.

Veja as pessoas que você ama, a paisagem dos seus sonhos.

Sinta-se pertencente ao novo estado visualizado e vibre positivamente com tudo isso.

Esse futuro desejado, sempre que você o vivencie em seu coração, já será o seu presente, mesmo momentaneamente.

E com a mesma convicção de que o Sol virá logo após a Lua, aceite que o seu estado desejado estará sendo forjado e você o alcançará.

É como que uma ponte virtual para o futuro, onde vamos, vivemos intensamente alguns instantes como desejado e voltamos, cada vez mais fortes, resolutos, seguros, certos e seguros.

Persistir e persistir. Treinar, separarando o agora incômodo do futuro desejado.

O que sua mente pensar, seu coração sentir, seu corpo absorverá.

O que você resolver para melhor em sua mente, seu corpo transformará em saúde.

Pensa na saúde e deseje-a ardentemente, sem imposição, sem pressão, mas com nobre intenção.

Pela lei de atração e repulsão, conforme nosso desejo se estabelece nossa sintonia, atraindo o equivalente.

Escolha imagens ricas de encanto, representando exatamente o que você mais deseja quanto sua saúde logo mais no futuro.

Visão e ensaio mental. Repetindo para fixar. Repetindo sem se cansar.

Tire um momento só que seja, a cada dia, somente para você estar com você mesmo, e então poder ensaiar seu estado desejado. Minutos, 15 talvez. Se puder ser 30, melhor para você. Mais tempo para construir o resultado forte e firmemente desejado; mais tempo para usufruir no presente o futuro em construção.

Claro que busquemos sempre resultados alcançáveis, possíveis, realizáveis.

Mudando nossos pensamentos, estaremos mudando nosso mundo.

Seja você mesmo, sem medos, sem angústias.

Anteveja o que você quer ver.

Treine o que você quer ser.

Ensaie o como você deseja se encontrar.

Para esse autoencontro entre você agora e você no seu novo estado desejado, se ainda não realiza meditação regularmente, comece com a prática da calma ao longo dos dias. Quando em recolhimento, comece com o cultivo da quietude mental, cadenciando sua respiração, inspirando, retendo um instante, e expirando devagar, demoradamente, focando sua atenção na respiração e sua cadência. Isso facilitará sua concentração. Se esforce para despovoar sua mente com outros pensamentos alheios ao interesse do momento. Passados alguns minutos, aquietada a respiração e o corpo (posicione-se sentado. Evite deitar, pois poderá dormir com muita facilidade, e o objetivo não é esse, pelo contrário, manter-se em vigília para poder pensar com lucidez, tendo controle sobre seus pensamentos), vá em direção ao seu momento-futuro onde impere o estado desejado, no caso, bom estado de saúde.

Alcançar harmonia, equilíbrio, são estados basilares para a saúde mental, emocional, física.

Planeje-se saudável e útil, antevendo-se recuperado e operoso no convívio familiar e social.

A criatura humana torna-se o que pensa, o que sustenta mentalmente e desenvolve até a fixação.

A vida sem sentido é uma existência sem vida.

O vir-a-ser dá sentido existencial à vida.

Estabeleça, assim, um roteiro psicoterapêutico ou uma simples proposta de bem-estar pessoal que seja. Em qualquer situação, o vir-a-ser é essencial na estruturação da sua saúde, levando-o a se empenhar motivado para alcançar esse objetivo da sua existência humana, o restabelecimento ou a manutenção da saúde.

Desse modo, visualize-se sempre saudável e cultive os pensamentos otimistas, alicerçado no amor, na ação dignificante, na esperança.

Reabasteça o departamento mental com pensamentos de paz, de compaixão, de solidariedade, de perdão e de ternura, envolvendo-se, emocionalmente, com a Vida no estado desejado por você, de forma a se sentir nela integrado, consciente e feliz.

Vincule-se à Fonte Generosa de onde promanam todas as forças e haure os recursos necessários ao reequilíbrio.

___________

Projeto INOVE – enriquecendo mentes

www.projeto-inove.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *