A primavera chegou.
Os pássaros voltaram a cantar e colorem o céu com seus primeiros voos.
Primavera simboliza a chegada de novo ciclo, e as flores, como resposta à esperança, prenunciam que os frutos estão a caminho.
Os índios americanos simbolizam as passagens de etapas, de ciclos, mesmo de momentos, como um Grande Portal a ser transposto para a iniciação de novas experiências.
O viver saudável, por exemplo, conduz ao bem-estar.
Quando o ciclo da dor se encerra e abre o Portal do prazer, assim a tristeza e a alegria, a enfermidade e a saúde, o transtorno e o desimpedimento, a perturbação e a brandura, o obstáculo e a superação, deixam de ser dualidades ilusivas e passam a ser constatações.
A luta da conquista é caminho para usufruir o resultado alcançado, que estimula a prosseguir.
Para muitos a dor é como um rito de passagem que, cessada, dará oportunidade ao prazer; para outros é força para superar a inércia e sair em caminhada restauradora.
A semente não se deteve jamais de ir em direção à luz do sol, e o fruto transpõe sempre a fase da floração.
Portanto, se estiver às voltas com um momento existencial onde há prantos e lágrimas, olhe além do Portal com a certeza da existência de outro momento, o dos melhores risos e das mais legítimas alegrias.
Esta é uma das dualidades vivenciais: só há luz, porque há sombra; o baixo está implícito no alto.
Escolher o lado do Portal que deseja se manter, no entanto, é atributo do ser.
Decida-se!
Firme, mental e espiritualmente, sob o propósito decisivo de um novo ciclo, radiante de saúde e paz, alegria e prosperidade, confiança e disposição em se permitir a iniciação de novo pensar, novo agir, novo sentir, construindo um novo ser.
Você pode escolher e dedicar-se a escolha feita.
Você tem a capacidade para escolher um caminho, concentrar sua atenção, seguir em frente com dedicação e comprometimento, tomar posse da sabedoria encontrada na trama invisível das experiências e utilizar essa sabedoria em seu benefício.
Inicie-se em um novo estilo de vida e de viver!
Você merece. Você pode. Basta querer… e fazer.
Novos propósitos, novo ser, novo viver.
Adentre o Portal de um novo e venturoso ciclo.
Necessariamente não é fácil concluir um rito de passagem sacrificial e seguir com uma nova iniciação até que se consolide o novo estado desejado e satisfatório, mas é possível.
Todos nós experimentamos dores afetivas, desejos, sofrimentos, euforia e aflições, que, uma vez atendidos e superados, fortalecem nossa resistência e nos fazem buscar um melhor entendimento do que aconteceu.
As lições de vida daí resultantes constituem os nossos próprios ritos de passagem, que marcam o processo humano de amadurecimento.
Imaginemos um vaso com uma planta qualquer, porém saudável.
Se regarmos essa planta com água apropriada, a mantivermos em local ventilado e visitado pelo sol, ela se manterá saudável.
Se não a mantivermos com recursos necessários e condizentes, ela perecerá.
Assim como a planta pede cuidados acertados, tudo o mais na Natureza também, inclusive nós, seres humanos.
A prática existencial cuidadosa e adequada confirma a riqueza da vida em cada ato, não só ao sustentar a sobrevivência, mas por permitir a prosperidade.
Saber o que precisa fazer e não o fazer, é o mesmo que não saber.
Como usamos o conhecimento que encontramos no dia a dia, constitui o processo de iniciação intencional do homem no caminho da sua melhoria.
A clareza de nossas intenções e a nitidez de nossa percepção criam, conscientemente, os alicerces das realidades físico-emocionais pessoais.
Nossa maior ou menor eficácia em atingir o resultado desejado depende da nossa disposição para seguir adiante, com determinação.
Aspectos físicos no dia a dia, como alimentação, higiene, cuidados pessoais, influenciam na qualidade de vida.
Do mesmo modo, as impressões não-físicas, feitas por nossas escolhas mentais, emocionais e espirituais, são aspectos intangíveis que também pavimentam nosso caminho existencial e influenciam a química do nosso corpo, no que resulta em bem ou mal-estar, saúde ou doença.
Nós criamos e ordenamos os padrões de ação que empregamos em nossa vida.
A qualidade dos padrões mentais e comportamentais, tecem a qualidade da vida.
Nossas experiências cotidianas e nossas interações com os outros e com a Natureza se entrelaçam, criam o tecido de nosso viver, que constitui a nossa momentânea realidade existencial, que abrange os níveis espiritual, emocional, psicológico e físico.
O nosso bem-estar depende do bom e devido atendimento desses níveis, que formam o ser integral que somos.
Devemos honrar a nós mesmos, confirmar sempre os valores essenciais de uma vida plena, reconhecer e aplaudir o valor inerente a um ser humano que não abandona sua integridade em seu propósito de existência.
Se é covardia e desumanidade abandonar alguém em sofrimento, quando está em nossas mãos ajudar, maior covardia é abandonar a nós mesmos.
Precisamos redirecionar nossas energias vitais e criativas, de forma positiva, para que elas nos levem além dos comportamentos estagnados de insatisfação e opacos de esperança, e nos elevem a novos, transformadores e reconfortantes níveis de experiência de vida.
Essa força é despertada e se autorrenova pela capacidade de ver todas as experiências da vida como iniciações – o novo à nossa disposição –, que nos transformarão em seres humanos mais completos.
Não nos detemos na ocorrência, qualquer que seja. Seguimos o fluxo contínuo do existir rumo ao melhor.
Sabemos que tudo passa.
Tristeza? Passa.
Alegria? Também passa.
Nossas vidas inevitavelmente mudarão muitas vezes de direção à medida que as experiências nos obrigarem a crescer.
A realidade é criada e recriada quando mudamos nossos sagrados pontos de vista para abranger novas possibilidades e ideias mais amplas.
Cada decisão que tomamos e cada mudança que ocorre em nossa percepção podem alterar o curso de nosso caminho pela vida, e trazer novas experiências ou horizontes mais largos.
Cada vez que alteramos nossas prioridades, mudamos o caminho.
Cada vez que nos permitimos usar a imaginação, mudamos a nossa visão da realidade.
Cada vez que decidimos mudar de direção, desenhamos e redesenhamos nossos estilos de vida, hábitos, prioridades, necessidades pessoais e objetivos.
Valorizemos o que temos e não nos desgastemos com o que ainda não temos.
Nos relatam os Nativos Americanos, que O Grande Mistério lhes ensinou que cada vez que demonstramos gratidão pelas milhares de bênçãos que recebemos diariamente enviamos energia para o nosso coração, onde moram nossos sonhos, e esses fios de gratidão tecem e fortalecem nossa conexão espiritual e, com mais firmeza, abrimos o Grande Portal de uma nova experiência para enriquecer o viver.
E o entrelaçar de fé e confiança que surge com o fortalecimento dessa conexão é a rede de segurança que nos protegerá, quando atravessarmos uma outra Noite Escura da Alma, que poderia ser adiada ou amenizada, mas, apesar de todas as oportunidades modificadoras para melhor que nos são dadas na existência, o coração da humanidade raramente acolhe a coragem e a compaixão, a menos que se veja aprisionado no conflito, na dor ou na tragédia pessoal.
Leitor amigo, aceitar os ritos de passagem, prosseguir sempre, nos faz compreender bravura e coragem para que possamos reconhecer a natureza forte de nossa essência espiritual.
O espírito humano desperto, decidido e persistente nos melhores valores por um bem viver, trilha com graciosa firmeza os caminhos da transformação, sempre conectado ao vigor da essência do poder que existe em nosso guerreiro interior.
Somos guerreiros em lutas pela conquista do continente da alma e ali hastear a bandeira da paz!
Nascemos para vencer, viver e ser feliz!
Para que um novo estilo de vida e de viver se instale, devemos adotar atitudes e costumes que nos tragam saúde, e o bem-estar se apresentará.
_____________
Projeto INOVE – a vida sob novo prisma
O novo não é fruto de reforma, mas de inovação
www.projeto-inove.com.br
contato@projeto-inove.com.br
Facebook: @PROJETOINOVI
Linkedin: linkedin.com/company/projeto-inove
Instagram: #projetoinovi