NOSSAS PRÓPRIAS ZONAS AZUIS

O eletroencefalograma (EEG) é um exame de diagnóstico que registra a atividade elétrica do cérebro, demonstrando que o pensamento é energeticamente ativo, demarcando sua realidade de modo objetivo.

O mundo médico atual dispõe da Ressonância Magnética Funcional, ou fMRI (da sigla em inglês para funccional Magnetic Resonance Image), que, ao detectar o fluxo de sangue nas diferentes estruturas do cérebro, que aumenta e diminui muito levemente com a variação da atividade cerebral, dos diferentes pensamentos e seus efeitos emocionais. Os registros se fazem tão precisos e abrangem uma complexidade tal, que é possível, a partir deles, reconstruir uma imagem do que se esteja vendo (Leia em nosso Blog – www.projeto-inove.com.br -, o artigo “Não Somos o Nosso Cérebro”).

Os estudos modernos da mente, mais especialmente pelos fundamentos da física quântica, demonstram que falarmos em campo mental é falarmos em centro de força energético.

A medicina que adota a realidade mente-corpo, cujos princípios vão avançando na conquista de, cada vez mais, espaço na literatura especializada, nos meios acadêmicos e na prática médica, tem em sua “espinha dorsal” que tudo aquilo que pensamos com insistência, que vitalizamos pelo pensamento, hoje ou mais tarde se realiza, pela somatização, no corpo físico, e pela influenciação e domínio, no campo mental. A realidade, por mais subjetiva que seja, se corporifica, de início, no campo mental, para depois se tornar realidade no mundo das formas.

Somos força energética criativa, transformadora.

É acertada a afirmativa de Nikola Tesla: Se você quiser conhecer os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.

As múltiplas derivações que a ciência nova oferece, vem permitindo as mais variadas aplicações em benefício da humanidade.

Já ganhou notoriedade, por exemplo, quanto ao declínio natural da velhice, que este depende dos hábitos mentais, e não do conjunto de circuitos do sistema nervoso. Enquanto uma pessoa se mantiver mentalmente ativa, continuará com a mesma inteligência da juventude e da idade madura.

Hábito mental é igual a comportamento existencial. E o comportamento existencial tem sido amplamente pesquisado.

Dan Buettner aliou-se à National Geographic e ao National Institute on Aging e passou três anos à procura de áreas no mundo onde as pessoas estão vivendo por mais tempo. No final identificou cinco lugares a que chama de Zonas Azuis, que são os seguintes: Barbagia, Sardenha, Itália; Ikaria, Grécia; Península de Nicoya, Costa Rica; Comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia em Loma Linda, Califórnia, Estados Unidos; e Okinawa, Japão.

Nessas Zonas Azuis as pessoas chegam aos 100 anos a um ritmo 10 vezes superior ao dos Estados Unidos! Por exemplo, em Sardenha é onde podemos encontrar a maior concentração de homens centenários e com uma vida ainda bastante). O seu segredo é simples: atividade física de baixa intensidade, uma alimentação principalmente à base de plantas e a integração das pessoas mais velhas na comunidade, o que se revela benéfico não só para elas, mas também para a saúde e bem-estar das crianças (chamado de “o efeito avó”).

A população mais idosa de mulheres localiza-se em Okinawa. Aliás, é também lá que se pode encontrar a mais longa expectativa de vida sem incapacidades! Além de adotarem uma alimentação à base de plantas, a atenção também é dada à forma como comem. Por exemplo, as suas refeições são feitas em pratos mais pequenos e param de comer quando o seu estômago está 80% cheio. Para além disso, as suas construções sociais são bem diferentes daquilo que conhecemos. Em Okinawa há grupos de apoio social, chamados moais. Cada pessoa tem o seu que a acompanha ao longo da sua vida. E, pode parecer incrível, mas não há palavra para reforma. Em vez disso encontramos “ikigai’ que significa algo como “a sua razão de viver”, é o motivo que faz você acordar todos os dias.

Em Lona Linda, a dieta da comunidade Adventista do Sétimo Dia vem da Bíblia (leguminosas, sementes, plantas verdes) e o seu tempo para a religião é levado muito a sério. Por exemplo, todas as semanas e durante 24 horas focam-se em Deus, as caminhadas pela natureza são uma parte importante da sua religião e têm uma rede social forte.

Os bons hábitos mentais construindo hábitos comportamentais saudáveis, os quais, por sua vez, fortalecem os bons hábitos mentais.

Nesse mesmo contexto, importante destacar citação de Mahatma Gandhi: As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.

A força mental, enquanto força, é neutra. Se a sua polaridade dominante for positiva, ela será construtiva. Se a polaridade for negativa, ela será destrutiva.

Fala-nos Deepak Chopra: Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!

No fulcro nascente das graves enfermidades físicas ou mentais encontramos as matrizes emocionais danificadas por pensamentos e atitudes agressivas, degenerativas, que, através de descargas vibratórias desagregadoras, fomentam a desordem orgânica, por causarem a baixa do sistema imunológico, abrindo espaço para as calamidades físicas e psicológicas.

“O mundo subjetivo da mente continua sendo uma energia traiçoeira, caprichosa em sua capacidade de curar ou gerar doença”, como elucidado no livro “Cura Quântica”, por Deepak Chopra.

Ao se propor a reformulação do pensar e do modo de agir, revisando crenças e valores existenciais, não se está sob a figura do místico, nem de situações fortuitas. Fala-se na busca do equilíbrio das emoções, da nossa real e indiscutível estrutura energética harmônica, como fonte geratriz de força que nos é própria, passível de mudanças conforme o teor do nosso mundo mental. O corpo adoece se dissonante com essas leis da energia mental. Por outro lado, o corpo fica curado, se associado à essas leis, aplicando-a em seu benefício.

A cura está dentro de nós mesmos.

Consideremos o mundo mental como inquilino habitando uma casa (corpo humano). Não é a casa que se autodestrói. É o inquilino que promove a desordem. A mente transcende e supera o corpo orgânico. É a mente que provoca o equilíbrio ou o desequilíbrio do corpo.

O agente causal da desordem, tem o poder (e o dever) de ser o agente causal da ordem.

Não precisamos arrumar as malas e nos mudarmos para as citadas regiões azuis. Todos podemos construir nossas próprias zonas azuis, na intimidade.

Novo pensar, novo agir, novo modo de ser. Uma vida longa e saudável.

Basta achar o próprio “ikigai”.

Repetimos: ‘Ikigai” é a sua razão de viver”. “É o motivo que faz você acordar todos os dias.”

Qualquer um pode partir do que está ao seu alcance e começar a sentir-se bem e a experimentar os benefícios que isso traz, desde que saibamos o que queremos da vida. Se houver dificuldade em saber o queremos, comecemos fazendo uma lista do que não queremos, quais situações nos deixam desconfortável ou infeliz, quais atividades preferimos evitar.

Dar sentido substancial à vida, formulará modo de bem viver.

Quem não quer uma vida mais saudável?

E por que a demora em se empenhar por isso?

____________

Projeto INOVE – revelando zonas de harmonia e saúde

www.projeto-inove.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *