Construa um Futuro Sem Medo – A Importância de Bem Viver o Momento Presente

Você já se pegou preocupado com o futuro, imaginando os desafios que estão por vir e se sentindo sobrecarregado pelas incertezas que ele pode trazer?

Muitas vezes, carregamos conosco pensamentos negativos e preocupações do passado que se instalaram em nosso subconsciente, e moldam, com seu teor vibratório correspondente, nossas expectativas em relação ao que está por vir.

No entanto, é importante entender que viver o presente de forma plena é a chave para construir um futuro mais promissor.

Embora os pensamentos surjam no presente, eles geralmente giram em torno do passado ou do futuro. São apenas histórias que nos distraem da verdadeira compreensão de cada momento.

O Futuro e o presente formam uma relação inseparável.

Imagine o futuro como uma estrada que estamos construindo a cada passo que damos no presente. Cada minuto que se aproxima e se torna passado é o futuro se desdobrando diante de nós.

Portanto, é um erro considerar o futuro como algo distante e inatingível, repleto de realizações que deveriam ser feitas “um dia”. O tempo é uma sucessão de momentos, e é nesses momentos que o futuro se delineia.

Memórias do passado mantidas ativas mantém os planos para o futuro com base no antigo. Assim, construímos nossa narrativa pessoal a partir de experiências passadas, presos a como nos víamos e como ainda insistimos ser vistos pelos outros.

O passado é apenas uma lembrança, o futuro apenas uma suposição. Nenhum dos dois pode ser totalmente conhecido. O verdadeiro brilho está no presente, ao alcance de quem vive o momento, deixando de lado preocupações passadas e futuras.

Quando o barulho se vai, o silêncio fica. Quando os pensamentos do passado e do futuro param, o presente permanece. Quando o pensamento se esvai, a clareza persiste. O esvaziamento de expectativas põe a ansiedade para dormir e permite que a presença silenciosa floresça e construa, domine e dirija, manifeste e satisfaça.

Muitos se preocupam demais com o futuro. É mais sábio entender o presente, pois quando vemos o presente com clareza, as preocupações com o futuro desaparecem.

Toda semente guarda a árvore, toda madeira guarda o fogo; o futuro reside em todas as coisas. O futuro não está lá, está aqui, em nós. Não se sai para alcançá-lo, se trabalha para que ele se manifeste a partir de nós.

Assim como a colheita depende das sementes que plantamos na lavoura, o que semeamos no presente determina o que colheremos no jardim do futuro.

O presente está sempre dentro de nós. Somos livres para alçar novos voos. Façamos nossa escolha! Abramo-nos para o novo, onde reside o futuro.

Quando realmente desejamos algo, precisamos definir um horário e uma ocasião para realizá-lo. Essa definição é registrada em nosso subconsciente, e isso nos ajuda a seguir um plano estabelecido. Por outro lado, quando adiamos indefinidamente nossos objetivos, dizendo “um dia” ou “na primeira oportunidade”, estamos deixando o futuro sem limites, sem previsibilidade, vazio, incerto e ameaçador da paz.

À medida que concluímos uma tarefa, outra se apresenta, e é importante manter um senso de prioridade. Quando não definimos claramente nossos compromissos, perdemos a capacidade de discernir o que é realmente importante, e acabamos priorizando coisas simples e insignificantes em vez daquelas que realmente importam.

É como sonhar com valores e vivenciar desvalores!

Ao tomarmos decisões salutares, adotarmos ações certas e corrigirmos as equivocadas, estamos criando um futuro gratificante e promissor.

Um mestre, ao saber de um terrível incêndio na floresta próxima, chamou seus discípulos para uma ação urgente: replantar cedros na terra queimada, depois de prepará-la. Um dos discípulos questionou: – Por que plantar cedros hoje, se eles levam dois mil anos para crescer e florescer?

O sábio respondeu com serenidade: – Aqueles cedros queimados nunca nos disseram quem os plantou, mas sempre nos deram sombra e vida. Além disso, como eles demoram tanto para crescer, não podemos perder tempo, para que não atrasemos seu desenvolvimento.

A lógica nos diz que devemos investir no presente para um futuro melhor.

A experiência resulta da vivência do momento presente, de onde retiramos os valores vivenciais, e o erro está em tentar agir de maneira incorreta em busca do melhor. Cada instante merece nossa atenção e cuidado, pois as decisões e ações que tomamos agora afetam diretamente o que está por vir.

Agindo com precisão no presente, eliminamos preocupações e incertezas futuras.

O planejamento do futuro é feito com base no material intelecto moral emocional que temos disponível hoje. Se programamos nossa mente com pensamentos negativos e expectativas de sofrimento, é isso que iremos colher.

Nossa colheita é proporcional à qualidade da semente que plantamos. Cultivar pensamentos elevados e variar para melhor é fundamental para colher resultados superiores.

Aqueles que pensam da mesma forma sempre obtêm o mesmo resultado. Mudar para melhor é buscar um novo superior, o que ainda não foi experimentado.

Muitas vezes, nos acomodamos a hábitos e ideias enraizados em nosso subconsciente, escondendo nossas verdadeiras aspirações e valores nobres. Isso nos leva a conflitos, insatisfação e desculpas para não lutar por nossos objetivos, não enfrentar nossos desafios pessoais, negando-nos o empenho e o esforço necessários. Em vez disso, quase sempre, transferimos a culpa pelo nosso insucesso, irresponsabilidade e falta de resistência para os outros.

É hora de quebrar esse ciclo involutivo e abraçar nossas aspirações com determinação!

A luta fortalece nosso caráter e nos prepara para os desafios que a vida nos apresenta, possibilitando nosso crescimento interior.

Por que não lutar pela melhoria constante?

Qualquer fator que nos faça sentir culpa deve ser substituído por pensamentos que gerem confiança e serenidade. Práticas como a repetição de frases otimistas, a meditação, a reflexão profunda e amadurecida, podem ser poderosas ferramentas para alcançar essa transformação.

Não há mudanças sem ação!

Portanto, lembremo-nos de viver a renovação no presente, intensamente, pois é nele que o futuro se forma.

Não adiemos indefinidamente nossos objetivos, tomemos decisões precisas e ajamos com confiança. Será feito amanhã o que não seja possível se realizar hoje, porém, sem angústia, sem remorso. Com paciência e esperança, persistir e continuar sempre.

Ao viver plenamente cada momento, o futuro se torna mais natural, acolhedor e gratificante. Isso ocorre porque nossas ações de ontem e de hoje redesenham o mapa do amanhã, reimprimindo-o com melhor exatidão.

Sua atenção é sua joia mais valiosa. Não a desperdice no passado ou no futuro, valorize o presente!

____________

Projeto INOVE – a vida sob novo prisma

O novo não é fruto de reforma, mas de inovação

www.projeto-inove.com.br

contato@projeto-inove.com.br

Facebook: @PROJETOINOVI

Instagram: #projetoinovi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *