Confeccionando-se camisas com o mesmo molde e material, obtém-se produtos iguais.
Mantidas variáveis iguais em uma equação, tem-se o mesmo resultado.
Repetindo-se somente um mesmo caminho, chega-se ao já sabido destino.
Se houver desejo em alterar destino, resultado ou produto, será preciso que se busque outro caminho, altere variáveis, modifique molde inicial.
No mundo mental, toda memória que um indivíduo detém é gravação do seu passado.
Se a cada manhã e na sucessão dos dias, acordarmos e retomarmos os mesmos sentidos, ideias, gostos, assuntos, comportamentos, rotinas, escolhas já feitas, experiências já tidas, simplesmente nos manteremos onde paramos, no passado, apesar de serem novos os dias.
Pensar, sentir e agir igual ontem, repete o existir, necessariamente não com total identidade, uma vez que circunstâncias podem intervir.
Mapa velho, apesar de consultado todos os dias, não reproduzirá caminhos novos que nele não tenham sido impressos.
O ciclo pensar, sentir, agir; pensar, sentir, agir, cria um estado de Ser.
Se o estado emocional, físico, apresentar-se indesejado num ou noutro aspecto, há que se rever a fonte geratriz no pensar e no sentir.
Crenças, valores, dão base aos pensamentos e aos sentimentos, guiam os comportamentos.
As crenças, que são tudo aquilo no que se acredita como devido, verdade, útil, satisfatório, formam padrão de vida, paradigmas existenciais.
Mudanças de raiz pedem mudança de paradigma, de padrão. Caso não se dê na profundeza do ser, se tornam ineficazes. No primeiro ensejo, retoma-se os velhos hábitos.
Soluções para problemas surgem em nível superior àquele em que o problema foi gerado.
Na era da informação, ignorância é uma escolha.
A nova ciência, que oxigena conceitos que já reformulam academias, afirma que pensamento e sentimento, tem tudo a ver com a saúde e com o destino de cada ser.
O estado de ser é manifestação de nossa personalidade, uma vez que é a personalidade que cria a realidade existencial pessoal – o ser psicológico, biológico, emocional.
Hoje cria-se um hábito. Amanhã esse hábito nos dirige.
Automatismo instalado neutraliza a necessidade de pensar a respeito. É como viver com piloto automático ligado.
No entanto, nós somos a mente, o ser pensante, que comanda o corpo!
Hábitos são condicionamentos que, sendo saudáveis, auxiliam o bem viver. Todos os hábitos precisam ser revisados, periodicamente, para melhoria do dia a dia.
Assim como é preciso novo molde para se confeccionar uma nova camisa, para uma nova realidade pessoal é preciso uma nova personalidade.
Nova personalidade resulta de novo pensar, sentir, agir, falar.
Estilo, conteúdo e significado de vida.
Quebrar hábitos castradores, eliminar crenças limitadoras, suprimir valores esvaziados, reavaliar posturas, rever comportamentos.
Para que se manifeste no dia a dia o novo estado de ser desejado – saudável, alegre, confiante, realizado -, é preciso que a personalidade nascente se iguale com as intenções claras das renovações buscadas e com as emoções superiores que revestem essas intenções, além da fidelidade às qualidades dos novos valores adotados.
O valor de qualquer ato externo depende essencialmente da intensidade da atitude interna.
O corpo é espelho da mente e das emoções.
Mente e emoções saudáveis, corpo saudável.
Com ensina Meir Schneider, Phd, LMT: A Mente é uma consciência não material que habita cada parte do corpo, e cada parte do corpo é um reflexo da mente. Para que cada mudança possa ocorrer no corpo, primeiro ela deve ser aceita pela mente.
A educação mental e o equilíbrio emocional, tornam-se preponderantes no processo de uma existência saudável.
Pensamento é linguagem do cérebro. Sentimentos são linguagem do corpo.
Cabe a área psíquica grande responsabilidade na harmonia do ser, por ser encarregada de manter em equilíbrio as manifestações físicas, emocionais e mentais.
Intenção clara, mais emoção superior, mais movimento realizador, retira o ser do passado e o traz para o presente, enseja-lhe novas experiências enriquecedoras.
Almejar-se o bem-estar duradouro, por exemplo. Ao invés de, no presente, buscar acelerar a ida até o futuro pelos impulsos da ansiedade que estressa, trazer o futuro até o presente, pelo seguro caminho da visualização, e ensaiar mentalmente, com intensidade e vivacidade, desde agora, as realizações desejadas, num trabalho contínuo na construção do resultado desejado.
A mãezinha em período gestacional sabe que criança já está ali, para, logo mais, vir à luz. Em todo o tempo, cuida dela.
Uma semente, no presente, é síntese do seu passado e do seu futuro, que nela já está em toda a sua inteireza. Espera apenas para poder se manifestar, se apresentar ao mundo das formas.
Se o passado nos fez, o presente não só é, como nos fará ser o que claramente intencionarmos e emocionalmente vivenciarmos em cada instante.
A mente é dínamo gerador de forças, de modo que, aquilo que pensamos intensamente e alimentamos continuamente, logo mais se materializa, se realiza.
Criemos e vivenciemos desde agora o novo estado de ser desejado: saudável, alegre, confiante, realizado.
Na era da informação, não basta saber, é preciso saber fazer e fazer bem.
Do modo até então sabido, não acontecerá mudanças. Pois somente fazer uso do já sabido é mais, do mesmo.
Ousar sair do passado, que é familiar e seguro, mesmo se pobre de recursos e fraco de estímulos, e caminhar, destemido, para o desconhecido, onde há um campo infinito de possibilidades, é atitude de quem não renuncia à autossuperação e melhoria constante; de quem sabe o que quer e não deixa por menos.
Essa é uma jornada não pelas estradas externas da vida, mas pelos caminhos internos do coração.
Em nossa intimidade está a atemporalidade do ser. Ali não mais se mensura tempo e espaço, mas se tem experiencias de momentos-vida. O futuro deixa de ser algo a ser alcançado, e se apresenta já disponível para compor o momento-vida desejado e sentido, desde agora.
A melhor previsão do futuro é criá-lo.
Repletar o coração, a mente e o corpo com o reconhecimento conjunto das mesmas intenções, envolvido pelas puras emoções que dão vigor e vitalidade suficientes e fazem com que a intenção se manifeste, fazem do ser uma unidade-força realizadora, certa e precisa, que remove o ego constritor da frente, e age segundo o Eu superior, o Eu regente, chama viva que somos, partícula da Grande Chama, que tudo pode, pois é o Todo.
Este é o poder realizador conquistado pelo ser lúcido e consciente.
Poder maior do que qualquer condição que o ambiente externo acene e ofereça, pois nada há lá fora, que não seja reflexo do que há dentro de cada um de nós.
Três palavras de ordem para se formatar o futuro, hoje:
Conheça-se, aceite-se, supere-se.
____________
Projeto INOVE – a vida sob novo prisma
www.projeto-inove.com.br
contato@projeto-inove.com.br
Facebook: @PROJETOINOVI
Linkedin: linkedin.com/company/projeto-inove
Instagram: #projetoinovi