A Sequoia é um gigante da natureza. Essa árvore chega a mais de 90 metros de altura, aproximadamente o mesmo que um edifício de 30 andares. Os galhos mais baixos ficam a 45 metros de distância do chão e seu tronco pode chegar a medir mais de 3 metros de diâmetro.
Porém, ela nasce da pequena semente e seu ramo tenro, recém despontando na superfície do solo, enfrenta as mais variadas intempéries da natureza. Diante do vento forte ou da chuva intensa, verga de tal maneira, que parece que vai se romper e ser levado embora.
Mas não. Cessado o vento forte ou a chuva, lá está a ainda mirrada Sequoia firme e ereta, persistindo na vida e se formando para o futuro.
Esse exercício contínuo de flexibilidade, na medida que o tempo passa, fortalece o seu caule, dando-lhe maior sustentação. Jamais rigidez absoluta. Mesmo com dezenas de metros de altura e bons metros em seu diâmetro, quando vêm as forças da natureza, eis o gigante balançando pra cá e pra lá, cedendo temporariamente conforme as circunstâncias, para logo retomar sua altivez majestosa. Com o detalhe: superado o embate com o vento ou com a chuva ou com os dois, apresenta-se mais e mais robusta. Exemplo de superação. Firme na direção do Sol.
Isso é um exemplo figurado de resiliência.
Resiliência. O termo veio da física para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver impactos e retornar à forma original.
Quando se trata do comportamento humano, a palavra significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, “dar a volta por cima”, superar e superar-se.
Claramente, o indivíduo resiliente não é aquele que evita stress de toda e qualquer forma, mas sim aquele que aprende como controlá-lo e transformá-lo em energia produtiva. A pessoa resiliente provavelmente entortará, mas não quebrará, quando confrontada com adversidades, traumas, tragédias e ameaças. Ela é, na maior parte do tempo, ativa e não passiva em relação ao o que acontece a seu redor e em sua vida, sempre acreditando ser autora do seu presente e futuro, e não uma vítima do seu passado.
Frente a uma situação difícil, o que você faz: chora, foge ou enfrenta? Pois é, há pessoas que além de ficarem e enfrentarem os problemas, ainda conseguem se beneficiar com eles, aprendendo e crescendo emocionalmente. Essas são as pessoas resilientes.
Lao-Tsé, em sua sabedoria, enunciou: O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.
O pesquisador que começou a utilizar o termo para estudar o comportamento humano é um exemplo de pessoa resiliente. O neurologista e psiquiatra austríaco Vitor Frankl, sobrevivente de Auschwitz, utilizou sua experiência como prisioneiro do mais famoso e cruel campo de concentração nazista como inspiração para seus estudos sobre a resiliência.
Em seu livro “Em busca de sentido” (editora Vozes), Frankl aponta que “mesmo nas situações mais absurdas, dolorosas e desumanas, a vida tem um significado em potencial e, portanto, até o sofrimento tem sentido”.
A dor é inevitável. O sofrimento opcional, escreveu Carlos Drummond de Andrade.
Você pode encontrar novo sentido de vida, diante dos reveses já enfrentados, ter razão de viver, colocar-se em segurança, ter fé na vida, avaliar riscos e ter significado e propósito para a vida.
Trabalhe sua resiliência, busque maneiras de lidar com situações difíceis, aprenda a superar seus erros e alcançará resultados que por vezes considerou impossível.
Nós do PROJETO INOVE temos firme convicção de que a resiliência é uma virtude que pode sim ser desenvolvida e aperfeiçoada a cada dia, afinal, repensando toda sua trajetória pessoal e profissional, você já não superou algo que a princípio acreditou que não conseguiria? Assim como uma flor que nasce nos lugares mais improváveis e agracia os olhos de quem vê, seja você assim, faça a diferença, e supere suas dificuldades e agracie-se com suas conquistas.
Nós nos tornamos aquilo que nós pensamos, bem leciona Earl Nightingale.
A mente plasma tudo. Bem conduzida, de maneira inteligente, alcança o triunfo.
Sabendo que a mente é um manancial vivo de energias criadoras; que o que vitalizamos pelo pensamento, converte-se em realidade no mundo das formas; que a vontade bem canalizada consegue realizações gigantescas; que mediante a utilização das energias psíquicas de forma correta, se altera o campo íntimo, infundindo-se coragem e vitalidade; que há leis que jazem desconhecidas e são responsáveis pelas ocorrências da vida e momentaneamente dormem no inconsciente humano, aguardando ativação; e reconhecendo que somos o que decidimos, possuímos o que desejamos, estamos onde preferimos e encontramos a vitória, a derrota ou a estagnação, conforme imaginamos, o PROJETO INOVE se propõe a trabalhar o conjunto das potências da mente humana, a fim de que saibamos utilizá-las com sabedoria, assumindo o controle de nossa mente, de nossas emoções, e de nossas ações.
Venha estar conosco a fim de treinar novas maneiras de pensar, baseadas na ordem, no bem geral, na superação das próprias possibilidades.
Projeto INOVE/ações em seu favor
contato@projeto-inove.com.br